Bolsonaro irá depor na PF sobre importunação a baleia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou nesta 5ª feira (1º.fev.2024) que irá depor na Polícia Federal sobre o caso de importunação a uma baleia. Ele deve se apresentar à sede da Corporação em São Sebastião, no litoral de São Paulo, em 7 de fevereiro. As afirmações foram feitas em entrevista ao programa “Oeste Sem Filtro”.

Bolsonaro afirmou que foi a ação encabeçada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) que “provocou” o Ministério Público a instalar um inquérito contra ele por crimes ambientais.

Ele disse que optou pelo depoimento presencial e que deve se reunir em um “grande encontro” com apoiadores na sequência.

Ele defendeu o papel da Polícia Federal no caso, e descartou estar sendo alvo da corporação. Para Bolsonaro, a PF “só seria instada em cumprir ordens”.

Entenda o caso

Vídeos que circularam nas redes sociais em junho de 2023 mostram uma pessoa em um jet ski perto de uma baleia no litoral paulista. A pedido do Ibama, em 17 novembro de 2023, o Ministério Público Federal informou que acompanharia o inquérito policial da PF.

Para o órgão, o ex-presidente é suspeito de ser o condutor do veículo aquático. Segundo a procuradora do caso, Marília Soares, o jet ski “com motor ligado chegou a aproximadamente a 15 metros” do animal que estava na superfície.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.