A Nike divulgou nesta 2ª feira (18.mar.2024) os novos uniformes da seleção brasileira de futebol. Entre as novidades está a centralização do escudo -modelo que não era usado desde 2004. Um fato inédito é a frase “Brasil Para Todos” estampada na parte interna da gola.
Ao Poder360, a Nike disse que a mensagem “destaca a paixão, a criatividade e a diversão que o futebol brasileiro desperta em todos os amantes de futebol do mundo. É uma camisa do Brasil para o Brasil e do Brasil para o mundo”.
São 2 camisas, uma amarela e uma azul. Segundo a patrocinadora, a última, com estampa que lembra ondas do mar, “celebra o mundialmente famoso litoral do Brasil”.
Segundo o site oficial, a nova coleção traz “uma textura completa que celebra a vasta herança natural e cultural do país e sua história de brilhantismo dentro do campo”.
Ressignificação do uniforme
Desde 2022 tanto a Nike quanto a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) trabalham para dissociar da camisa da seleção um viés político. O uniforme costuma ser associado a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), juntamente com a bandeira do Brasil.
Na Copa do Mundo sediada no Qatar, a marca de cerveja Brahma iniciou uma campanha junto à Nike para incentivar o uso da camisa. Na peça publicitária, era dito que a vestimenta “é sua, é minha, de toda nossa torcida” e que deveria ser usada “independente das diferenças fora de campo”.
Seguindo a mesma linha, a CBF lançou meses depois uma campanha com a música do cantor Lulu Santos “Tão bem”, em referência à camisa. O comercial foi exibido pouco antes do então treinador da seleção brasileira de futebol masculino, Tite, apresentar a lista dos 26 jogadores convocados para disputar a Copa.
Indo de encontro à tentativa de ressignificar a camisa tida, também, com símbolo do anti-petismo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o “verde e amarelo não é de nenhum candidato” e posou com o uniforme ao comemorar a vitória do Brasil contra Sérvia.