Quem é David Gamble, enviado dos EUA que trata de sanções no Brasil

O chefe interino da Coordenação de Sanções do Departamento de Sanções dos Estados Unidos, David Gamble, desembarcou no Brasil na 2ª feira (5.mai.2025) para, segundo a embaixada americana, discutir questões sobre segurança. Porém, conforme o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), a visita se dá para articular sanções contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, assim como ouvir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e congressistas de direita.

Para Eduardo Bolsonaro, a informação divulgada pela embaixada americana é motivada por ainda ser composta por integrantes do governo do antecessor do presidente Donald Trump, Joe Biden (Partido Democrata). “Os EUA já enviaram um novo embaixador para o Brasil? Não. Então, o corpo diplomático do governo americano no Brasil ainda é da administração Biden? Sim. Então, morreu já por aqui essa história”, disse em entrevista ao canal do YouTube Programa 4 por 4, na noite de domingo (4.mai).

Oficial da reserva do Exército dos EUA, com serviços prestados no Afeganistão, Gamble é um diplomata de carreira no escalão superior do Serviço Exterior norte-americano. Obteve o título de “distinto graduado” pela Escola Eisenhower, vinculada à Universidade de Defesa Nacional. Ele é formado pelo College of William and Mary e possui fluência nos idiomas russo e polonês.

Ao longo de sua trajetória, Gamble exerceu a função de conselheiro econômico nas Filipinas, onde chegou a ocupar temporariamente o cargo de vice-chefe de missão. Também desempenhou papéis de liderança como vice-diretor e diretor interino no Escritório de Redução de Ameaças com Armas Convencionais, pertencente ao Departamento de Estado dos EUA.

O enviado de Trump também ocupou o cargo de diretor responsável por assuntos relacionados à Rússia e à Ásia Central no Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Sua experiência diplomática internacional inclui passagens por países como Afeganistão, Cazaquistão, Polônia, Rússia e duas missões nas Filipinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.