Boulos e Erika Hilton homenageiam vítimas da ditadura em ato contra anistia

Os deputados federais Guilherme Boulos (Psol-SP) e Erika Hilton (Psol-SP) homenagearam as vítimas da ditadura militar durante o ato contra a anistia para os presos pelo 8 de Janeiro realizado neste domingo (30.mar.2025), em São Paulo.

“Nós estamos encerrando esse ato, de maneira muito simbólica, em frente ao antigo Doi-Codi. Hoje se tornou uma delegacia. Na ditadura aqui era um centro de tortura de presos políticos. E por isso eu quero pedir, que antes das palavras de encerramento, a gente faça uma homenagem à geração de lutadores e lutadoras que permitiu que a gente tivesse aqui hoje. A geração 68. Que fez com que o Brasil recuperasse a democracia no braço, na marra, na luta, disse o deputado do Psol.

Assista (2min23s):

A manifestação reuniu 5.500 pessoas, segundo o levantamento do Poder360. A concentração se deu às 14h e saiu rumo à sede do antigo Doi-Codi (Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna).

Na 2ª feira (31.mar), o golpe militar completa 61 anos. Historiadores divergem na data: há quem cite 1º ou 2 de abril. O regime durou 21 anos, até 15 de março de 1985, quando José Sarney (MDB) tomou posse como presidente. A democracia completou 40 anos agora em 2025.

Segundo a CNV (Comissão Nacional da Verdade), 191 brasileiros foram assassinados por motivos políticos durante o período e 210 seguem desaparecidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.