Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 2ª feira (3.fev.2025) indica que a maioria dos eleitores rejeita o nome do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para a Presidência em 2026: 56% disseram que o conhecem, mas que não votariam nele. É seguido pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 55% e 53% respectivamente.
Foram entrevistadas 4.500 pessoas de forma presencial de 23 a 26 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos. Eis a íntegra (PDF – 28 MB).
A pesquisa submeteu 12 nomes aos entrevistados para avaliar o grau de conhecimento, o potencial de voto e a rejeição de cada um deles.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é conhecido e apoiado por 47%, índice muito próximo dos 49% que dizem conhecê-lo e não votar nele.
Eis o cenário completo no quesito rejeição:
- Fernando Haddad – 56%;
- Eduardo Bolsonaro – 55%;
- Jair Bolsonaro – 53%;
- Ciro Gomes (PDT) – 52%;
- Gusttavo Lima – 50%;
- Lula – 49%;
- Michelle Bolsonaro – 49%;
- Pablo Marçal (PRTB) – 42%;
- Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo – 32%;
- Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná – 32%;
- Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais – 23%;
- Ronaldo Caiado, governador de Goiás (União Brasil) – 21%.
Leia todos os resultados:
ELEIÇÃO
A pesquisa Genial/Quaest mostra que, se a eleição fosse hoje, Lula seria reeleito. Ele aparece à frente nos 4 cenários testados para o 1º turno e venceria todos os adversários em um eventual 2º turno.
Eis os cenários estimulados para o 1º turno:
No 2º turno, a menor vantagem de Lula seria contra o cantor Gusttavo Lima. Neste cenário, o presidente teria 41% e o artista, 35%.
Eis os cenários estimulados para o 2º turno:
Leia mais: