O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta 6ª feira (18.out.2024) em eventos na Grande São Paulo para impulsionar os candidatos do partido no 2º turno, que será realizado em 27 de outubro.
Composta por 39 municípios e abrigando 16 milhões de eleitores, a Grande São Paulo é um reduto tradicional do PT, mas o partido sofreu derrotas importantes no 1º turno, incluindo em São Bernardo do Campo, cidade onde Lula vota. Agora, restam apenas 2 candidatos petistas no 2º turno, em Mauá e Diadema.
Durante as visitas desta 6ª feira (18.out), Lula reforçou o apoio aos seus aliados. Em Diadema, ele prometeu retornar à cidade após a 16ª Cúpula dos Brics, que acontecerá na Rússia nos dias 23 e 24 de outubro. “Domingo eu embarco para a Rússia. Serão 17 horas de voo até a reunião dos Brics. Volto aqui dia 25 para ver como estão nossos prefeitos e dia 27 para votar”, disse.
Lula esteve em Diadema para apoiar o candidato petista José de Filippi Jr., que no 1º turno obteve 45,09% dos votos válidos. Ele enfrentará Taka Yamauchi (MDB), que recebeu 47,49%.
Em Mauá, o presidente participou de um comício ao lado de Marcelo Oliveira (PT), atual prefeito e candidato à reeleição. “Vamos ajudar o Marcelo e todos os prefeitos a cuidarem das suas cidades. Ele sabe que se tiver projeto e o projeto for bem feito, ele não precisará conversar muito”, afirmou Lula.
O presidente também voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), recorrendo a metáforas bíblicas. “A praga de gafanhotos destruiu o programa Mais Médicos, mas agora temos 28 mil médicos espalhados pelo país”, disse. “Passei 1 ano reconstruindo o estrago que aquela praga fez. Hoje lancei o último programa, o Acredita. Agora é hora de colher os frutos das políticas públicas”, continuou.
O Partido dos Trabalhadores tem como berço a Grande São Paulo. O partido foi fundado em 1980 em São Bernardo do Campo por Lula e sindicalistas. Em Diadema, foi o 1º partido a ganhar a 1ª eleição desde a redemocratização.
A sigla, porém, não conseguiu eleger ninguém no 1º turno destas eleições na região. Por outro lado, o PL foi o partido que mais venceu na Grande São Paulo, conquistando prefeituras em 8 cidades, incluindo Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano.