A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) oficializou o seu apoio à reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), nesta 5ª feira (10.out.2024). A decisão foi formalizada durante uma reunião com a cúpula do PDT na capital mineira e confirmada nesta noite por meio de uma publicação em suas redes sociais.
No texto, a deputada cita ter “discordâncias e divergências profundas à gestão do prefeito Fuad Noman”, mas afirma que o projeto “da ultradireita, representada em Engler, é muito mais perigoso e muito mais danoso para Belo Horizonte”. Salabert ainda diz que a prioridade é “vencer a ultradireita” e pede votos para Noman no 2º turno. Ao final do texto, ela escreve: “Em BH, vote 55”.
No 1º turno, realizado no último domingo (6.out), Duda Salabert ficou em 5º lugar na disputa com 7,68% dos votos. Bruno Engler (PL) ganhou votos, ficando em 1º lugar com 34%, e Fuad Noman teve 336.442 votos, cerca de 26%.
Além de Salabert, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato do PT em BH, Rogério Correia, também declararam apoio a Fuad com o objetivo de formar uma nova “frente ampla democrática” na cidade, como no 2º turno da eleição presidencial de 2022.
Salabert teve uma campanha com intensas críticas ao prefeito de Belo Horizonte, a quem chegou a ameaçar de prisão durante um debate da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais. O atual prefeito não estava presente na ocasião.
“Prefeito Fuad Noman, fica aqui o recado. Eu sei que você está investindo milhões na sua campanha, porque você tem medo de eu ser eleita. Porque sendo eleita, você tem muitas chances de ser preso. Repito, se eu for eleita, você tem mais muitas chances de ser preso. Há contratos muito duvidosos em BH e eu vou expor todos. Fique atento que o seu dia vai chegar”, disse a deputada no debate.