O Democracia Cristã de Balneário Camboriú anunciou na noite desta quinta-feira, dia 1°, que Juliana Pavan e Carlos Humberto estarão juntos nas eleições municipais deste ano. Não se trata do deputado estadual Carlos Humberto Metzner Silva, do PL, mas do pai dele, Carlos Humberto Silva (DC), que também era pré-candidato a prefeito.
A aliança oficializada nesta quinta-feira confirma uma articulação que tem origem no racha do PL de Balneário Camboriú entre as lideranças do prefeito Fabrício Oliveira e o deputado estadual Carlos Humberto, que desejava disputar a prefeitura, mas foi preterido pela radialista Peeter Grando (PL), escolhido pelo prefeito.
A disputa precisou ser arbitrada pelo governador Jorginho Mello (PL) e teve consulta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que referendaram a liderança de Fabrício Oliveira no processo. Desgostoso, Carlos Humberto questionou publicamente a escolha. Veio daí o lançamento da pré-candidatura de seu pai, também Carlos Humberto, à prefeitura.
Nos bastidores, era dado como certo que o parlamentar do PL acabaria apoiando a pré-candidata Juliana Pavan (PSD), incluindo a possibilidade de que Carlos Humberto, pai, compusesse a chapa como vice. Ao final, a vaga ficou com o MDB do vereador Nilson Probst.
Juliana Pavan e Carlos Humberto, o pai, juntos
Juliana Pavan recebeu uma carta do Democracia Cristã com compromissos a serem assumidos pela coligação, que incluem um corte de 10% nos comissionados e ampliação do Hospital Ruth Cardoso.
“Firmamos o compromisso certos de que a união de gente preparada, com serviços prestados na cidade, só soma em nossa caminhada. Estamos cada vez mais confiantes de que agora sim, teremos um desenvolvimento sustentável em Balneário Camboriú”, comemorou a pré-candidata pessedista.
Carlos Humberto, o pai, também celebrou o acordo com a oposição.
“Não retirei meu nome, porque não estou saindo do contexto político. Na verdade eu somei meu nome a este projeto, que vamos trabalhar diariamente para que seja o vencedor”, disse.
Carlos Humberto, o deputado estadual, ainda não se manifestou. A última vez que perguntei quem apoiaria em Balneário Camboriú, ele foi enfático: “O Carlos Humberto”.
Uma resolução do PL nacional impede, teoricamente, Juliana Pavan e Carlos Humberto juntos na campanha eleitoral. O deputado estadual já foi sondado por outras legendas para filiação.