O PL (Partido Liberal) deve perder mais deputados em 2025, segundo apurou o Poder360. A avaliação dentro da sigla é que uma pressão maior do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por um alinhamento à direita pode afastar os mais próximos ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O PL elegeu 99 deputados em 2022. Perdeu 8 deputados desde 2023 e ganhou 2 nomes. Atualmente, tem 93.
O número deve ser reduzido. O deputado Robinson Faria (sem partido-RN) deixou a sigla por causa da polarização. Ele ainda aguarda a homologação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
“O extremismo não faz bem ao Brasil”, declarou. No momento, o congressista está sem partido. Ao Poder360, ele disse que irá buscar uma legenda posicionada ao centro.
PL & governo
A estimativa atual é que de 20 a 25 deputados da bancada da Câmara tendem a votar com o governo.
A inclinação é maior entre congressistas do Nordeste e do Norte, regiões em que o PT, partido de Lula, tem força. Há também alianças regionais com nomes como o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE).
Congressistas ligados ao petista negam uma pressão da cúpula do PL para votar contra o governo. Dizem, porém, que a aproximação com as eleições presidenciais de 2026 deve acirrar os ânimos internos da legenda.