O ex-presidente Jair Bolsonaro disse nesta 5ª feira (1º.fev.2024) que o presidente do PSD (Partido Social Democrático), Gilberto Kassab, representa o caráter do “velho político brasileiro”. Kassab também é secretário de Relações Institucionais do Estado de São Paulo no governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu aliado.
Bolsonaro afirmou que o presidente do partido pediu aos congressistas da sigla que votassem a favor do seu indiciamento no relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do 8 de Janeiro em 2023.
O objetivo, segundo ele, seria manter o controle de 3 ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Atualmente, o PSD têm entre os ministros do governo Lula o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Bolsonaro responsabilizou, ainda, o cacique do PSD pela morte de Cleriston Pereira da Cunha, um dos presos pelo 8 de Janeiro. Ele teve um mal súbito em 20 de novembro de 2023 e morreu na penitenciária da Papuda, em Brasília.
“O Kassab bem representa o caráter do velho político brasileiro. Essas pessoas presas e esse que morreu, o Clezão, o senhor Kassab tem responsabilidade nisso”, disse em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, da Revista Oeste.