PF intima Bolsonaro a depor sobre “importunação” a baleia

A Polícia Federal intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para depor sobre uma suposta “importunação intencional” a uma baleia durante um passeio de jet ski em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, em 16 e 17 de junho de 2023.

O ex-assessor e advogado do ex-chefe do Executivo, Fabio Wajngarten, também será ouvido. Ele participava do passeio. Seu depoimento está marcado para 7 de fevereiro de 2024.

Em seu perfil no X (ex-Twitter), Wajngarten escreveu que avistar animais marinhos no litoral norte de SP nunca “gerou notícia” ou “intimação processual”. Falou que “bastou o presidente Jair Bolsonaro visitar o litoral que a perseguição política, jurídica e midiática viessem à tona”. Leia abaixo a mensagem:

Vídeos que circularam nas redes sociais em junho de 2023 mostram uma pessoa em um jet ski perto de uma baleia no litoral paulista. A pedido do Ibama, em 17 novembro de 2023, o Ministério Público Federal informou que acompanharia o inquérito policial da PF. Para o órgão, o ex-presidente é suspeito de ser o condutor do veículo aquático.

Segundo a procuradora do caso, Marília Soares, o jet ski “com motor ligado chegou a aproximadamente a 15 metros” do animal que estava na superfície.

BOLSONARO IRONIZOU CASO EM 2023

Já em 18 de novembro, 1 dia depois de o MPF informar que acompanharia as investigações sobre a “importunação” a baleia, Bolsonaro minimizou o inquérito.

“Todo dia tem uma maldade em cima de mim, a de ontem foi que estou perseguindo baleias. A única baleia que não gosta de mim lá na Esplanada é aquela que está no ministério”, declarou Bolsonaro, em referência a Flávio Dino.

Assista ao momento em que Bolsonaro (56s):

Adicionar aos favoritos o Link permanente.