Líder do PL confirma reunião com representante de Trump sobre Moraes

O coordenador-interino de Sanções do governo dos Estados Unidos, David Gamble, irá se reunir com congressistas da Oposição para discutir a atuação do Judiciário e do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes durante a sua passagem pelo Brasil. O encontro foi confirmado pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

Gamble desembarca em Brasília nesta 2ª feira (5.mai.2025) e, segundo a Embaixada dos EUA, irá cumprir agenda voltada ao combate ao crime organizado. Terá reuniões bilaterais e “discutirá os programas de sanções dos EUA voltadas ao combate do terrorismo e do tráfico de drogas”. Quem participará dos encontros, porém, não foi especificado.

A agenda com o Legislativo está sendo coordenada pelo presidente da Credn (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) da Câmara, Filipe Barros (PL-PR).

O deputado é próximo de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e foi apontado pelo núcleo próximo ao ex-presidente para a vaga, antes pleiteada para o filho “03” do ex-chefe do Executivo. Além dos supostos excessos do Judiciário, devem falar sobre as tarifas impostas pelo governo dos EUA às importações brasileiras– fixadas em 10% no início de abril.

O representante do governo de Donald Trump (Republicano) ainda pode se encontrar com o próprio Bolsonaro, que se recupera de uma cirurgia no abdome. A reunião pode se dar na casa do ex-presidente, no Jardim Botânico.

A chegada de Gamble foi anunciada por Eduardo Bolsonaro, dizendo que o norte-americano desembarcaria no Brasil para discutir a atuação de Moraes, relator das ações do 8 de Janeiro e da tentativa de golpe.

Em vídeo, declarou que a “batata” do ministro do STF “está esquentando” nos EUA. “Se Deus quiser, os violadores sistemáticos de direitos humanos serão punidos”, afirmou o filho do ex-presidente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.