Desaprovação do governo Lula vai a 56%, diz Quaest

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (2.abr.2025) mostra que a desaprovação ao trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu e chegou a 56%. É o pior índice desde o início do mandato do petista. É ainda a 1ª vez que a percentagem passa de 50%.

O levantamento foi realizado de 27 a 31 de março. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 p.p. (pontos percentuais), para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendado pela Genial Investimentos. Eis a íntegra (PDF – 12 MB). 

Eis o cenário completo: 

  • aprova: 41%;
  • desaprova: 56%;
  • não sabe/não respondeu: 3%.

A desaprovação é maior nas regiões Sul e Sudeste. 

Os que mais desaprovam o trabalho de Lula são os que têm de 16 a 34 anos. A faixa etária acima dos 60 anos é a única em que o presidente tem, numericamente, uma aprovação maior. 

A pesquisa indica que 41% classificam o trabalho de Lula como “negativo”. Outros 29% disseram ser “regular” e 27%, “positivo”. Os que não souberam ou não responderam somam 3%. 

Para 43% dos entrevistados, o governo Lula está pior que o anterior, de Jair Bolsonaro (PL), crescimento de 6 p.p. com relação à pesquisa anterior, de dezembro. 

A grande maioria (81%) dos entrevistados disse que Lula deve fazer um governo diferente nos 2 últimos anos de mandato. 

Os entrevistados foram perguntados sobre o comportamento de Lula. Para 47%, ele não é bem intencionado. Para 71%, o presidente não está cumprindo as promessas de campanha.

Mais da metade (56%) avalia que o país está na direção errada e que a economia piorou nos últimos 12 meses. 

Desde a última pesquisa, subiu a quantidade de brasileiros que dizem que os preços de alimentos, gasolina, água e luz subiram. 

NOTÍCIAS 

A pesquisa mostra que 47% declararam ver mais notícias negativas sobre o governo. 

Para metade dos entrevistados, as recentes aparições de Lula pioraram a percepção que tinham do presidente. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.