Ibaneis defende nome de Tarcísio para Presidência

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), citou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como “nome ideal” para disputar a eleição presidencial de 2026. Ele defendeu a união de partidos de centro-direita para impedir a reeleição da esquerda.

Em entrevista para a revista Veja, publicada nesta 6ª feira (10.jan.2024), Ibaneis disse que é preciso os partidos se afastarem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “No cenário ideal, o candidato deveria ser o Tarcísio de Freitas, tanto pela capacidade de diálogo e de interlocução quanto por trazer o voto do bolsonarismo, que continuará vital por algum tempo”, afirmou.

O emedebista também criticou a participação do STF (Supremo Tribunal Federal) na política nacional e abordou a resposta aos eventos do 8 de Janeiro. Segundo ele, as decisões da Suprema Corte intensificam as “tensões políticas”.

O governador defendeu a punição dos envolvidos nos atos do 8 de Janeiro, mas questionou a severidade de algumas condenações. Segundo ele, muitos participantes foram influenciados por discursos extremistas, sem intenção direta de executar um golpe.

“Ainda existem pessoas apaixonadas pelo discurso da extrema-direita, e muita coisa precisa ser apurada para identificar quem errou. A lição deve ser geral, e o trabalho, conjunto, caso contrário, não conseguiremos acabar com os atos extremistas”, disse Ibanês à Veja.

Ibaneis disse acreditar no papel do centro político como solução para a “pacificação” do país. “A pacificação ocorrerá não entre o grupo de Bolsonaro e o STF, mas será conduzida pelos políticos mais voltados ao centro, porque a política extremada não funcionou bem”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.