Pesquisa PoderData realizada de 14 a 16 de dezembro de 2024 mostra que 39% dos brasileiros afirmam que teriam R$ 200 disponíveis para atender a uma eventual emergência. A taxa cresceu 9 pontos percentuais desde dezembro de 2023, quando atingiu a marca mais baixa (30%) da série. É mais alta que a dos que declaram que não teriam (30%) a quantia. Outros 32% não souberam responder.
O percentual dos que dizem que não dispõem desse valor para uma necessidade urgente oscilou 1 ponto percentual para baixo desde julho deste ano. É, numericamente, o mais baixo já registrado pela pesquisa desde o início da série histórica, em setembro de 2020.
Os resultados desta rodada indicam que a injeção de dinheiro público na economia por meio de programas sociais tem tido algum efeito. Como este Poder360 mostrou, o “Welfare state” do Brasil tem ações com ao menos R$ 397 bilhões por ano e os pagamentos têm crescido de forma acelerada nos últimos anos. Só o Bolsa Família, o maior programa de redistribuição de renda do país, beneficia 1 em cada 4 brasileiros.
Apesar disso, os dados contrastam com outro recorte da pesquisa: o da situação financeira. O Poder360 mostra nesta outra reportagem que 33% dos brasileiros dizem não ter percebido diferença nas suas finanças pessoais nos últimos 6 meses. Pior: oscilou para cima –ainda dentro da margem de erro da pesquisa– a taxa dos que afirmam ter “piorado”, de 22% para 25%. O percentual dos que declaram perceber melhora ficou inalterado em 28%.
Apesar do aumento no percentual de eleitores que dizem ter R$ 200 para uma emergência, isso não é refletido na perspectiva econômica dos brasileiros. O país enfrenta alguns desafios: o dólar está acima de R$ 6 e a taxa de juros e a inflação voltaram a subir.
A pesquisa cujos dados são relatados neste post foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 14 a 16 de dezembro de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 192 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
ESTRATIFICAÇÃO
Eis os dados por recortes demográficos (sexo, idade, região, escolaridade e renda):
R$ 200 PARA EMERGÊNCIA X VOTO EM 2022
O Poder360 cruzou os resultados das perguntas sobre a disposição de R$ 200 para atender uma emergência e a declaração de voto em 2022. Os resultados indicam que mais eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno das eleições de 2022 dizem estar preparados para uma eventual emergência: 42%. Dentre quem declara ter votado no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a taxa cai para 36%.
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AGREGADOR DE PESQUISAS
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METODOLOGIA
A pesquisa PoderData foi realizada de 14 a 16 de dezembro de 2024. Foram entrevistadas 2.500 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 192 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.
Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Por causa desse processo, é possível que o somatório de algum dos resultados seja diferente de 100. Diferenças entre as frequências totais e os percentuais em tabelas de cruzamento de variáveis podem aparecer por conta de ocorrências de não resposta. Este estudo foi realizado com recursos próprios do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo.