A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) compartilhou na 6ª feira (22.nov.2024) um trecho da música “Apesar de Você”, do cantor e compositor Chico Buarque, nas redes sociais. Os usuários ironizaram a publicação, entendendo que a postagem foi feita em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), indiciado por uma suposta tentativa de golpe de Estado.
A deputada federal havia feito uma série de publicações em defesa de Bolsonaro e com críticas ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, que determinou o indiciamento, nos posts anteriores à letra da música –o que endossou a interpretação dos usuários.
Leia a publicação de Júlia Zanatta:
Chico Buarque, 80 anos, é um artista engajado da esquerda brasileira e um nome próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A canção foi escrita por ele durante o período da ditadura militar como forma de criticar a repressão do regime –defendido por Bolsonaro– e lutar pela redemocratização do país.
Durante a campanha presidencial de 2022, com um discurso de “retorno da democracia”, lulistas utilizavam a letra da música para defender a candidatura do atual presidente Lula e o fim do governo de Jair Bolsonaro.
Eis algumas das reações dos internautas:
Ouça a canção “Apesar de Você” (3min58s):
Leia também:
- “Vai dar golpe com um general da reserva e 4 oficiais?”, diz Bolsonaro
- PT no X fala mais de Bolsonaro que de Lula desde indiciamento
- Autor de “Ainda Estou Aqui” ironiza indiciamento de Bolsonaro
- Brasil festejará se Bolsonaro for preso, diz sobrinho de Dilma
- Bolsonaro soma 3 indiciamentos após caso de tentativa de golpe
- Braga Netto nega tentativa de golpe e plano para matar Lula