O ex-presidente Jair Bolsonaro avalia que o desempenho do Partido Liberal (PL) no primeiro turno foi “uma sapecada monumental em cima da esquerda”.
O comentário foi feito, neste domingo (27), em Goiânia, ao acompanhar o voto de Fred Rodrigues (PL), candidato a prefeito apoiado por Bolsonaro.
“Se você vê o PL, olha só, em dois terços dos municípios, o PL não teve candidato. Então esse embate meu com a esquerda, nesses municípios, a tendência foi não votar no PT”, disse o ex-presidente.
“Não votou no PL porque não tinha, e votou em outros partidos. Então, ajudamos outros partidos de direita, centro-direita, até de centro ajudamos bastante. E foi uma sapecada monumental em cima da esquerda”, acrescentou.
Além de Fred Rodrigues, Bolsonaro esteve acompanhado de outros correligionários, como o deputado Gustavo Gayer (PL), que essa semana foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) por fraude em cota parlamentar. Gayer não falou à imprensa.
Bolsonaro chegou a comentar que foi considerado o nome de Gayer para a disputa pela Prefeitura de Goiânia, mas avaliou que “ele [Gayer] é muito mais útil ao Brasil dentro do Congresso”.
Ao anunciar o apoio a Fred Rodrigues, em junho, o ex-presidente já havia dito que a candidatura do deputado à Prefeitura “ficará para um momento oportuno”.
O ex-presidente ainda disse que não está em Goiânia “para peitar” o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
“Durante a pandemia, por quatro momentos o Caiado rompeu comigo. Eu fiquei na minha. Sempre o atendi em tudo o que foi possível, e o Caiado é muito – pelo o que eu vejo – do que ele quer. Se você tá do lado do candidato dele tudo bem, se não tá, o bicho complica. Não vim aqui para peitar o cara, muito pelo contrário, eu o respeito. Mas é uma pessoa que deve ter sua estratégia também e ele sabe que é mortal Goiânia para ele – mortal na política”, disse Bolsonaro.
“[Aqui] ele perde. Ele perde uma força muito grande. É um governador bem avaliado aqui, agora escolheu mal o candidato dele”, completou.
Na capital goiana, o governador apoia a candidatura de Sandro Mabel (União Brasil). O embate entre os caciques da direita também se estende ao segundo maior colégio eleitoral de Goiás. Em Aparecida de Goiânia, o candidato de Bolsonaro, Professor Alcides, vai enfrentar o primo do vice-governador Daniel Vilela (MDB), Leandro Vilela (MDB), aliado de Caiado, na disputa.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsonaro diz que primeiro turno foi “sapecada monumental na esquerda” no site CNN Brasil.