A disputa pela Prefeitura de Fortaleza entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) tem ultrapassado as barreiras da política cearense e atraído a atenção de figuras conhecidas da internet.
Nomes como o influenciador Felipe Neto, a ex-BBB 16 Ana Paula Renault e o ex-ator da Globo Tuca Andrada têm compartilhado declarações antigas do candidato apadrinhado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de um vídeo em que ele ensina a fazer depilação anal.
As críticas também são direcionadas ao PDT, que declarou neutralidade e deixou a decisão sobre o apoio no 2º turno a cargo dos filiados. Candidato à reeleição, o prefeito José Sarto (PDT) ficou em 3º lugar, com 11,75% dos votos válidos.
Veja algumas postagens:
POLÊMICA DA DEPILAÇÃO
O tutorial de Fernandes em que ensina a fazer depilação anal foi feito antes de ele se eleger deputado estadual. Nas imagens, ele se ajoelha sobre um espelho e mostra como passa água, sabonete e um creme de barbear nas partes íntimas. Depois, faz movimentos simulando uma depilação. “Façam isso uma vez por mês que já está supimpa”, diz.
O vídeo rendeu apelidos pejorativos aos deputado e menções em jingles de adversários. Também foi citado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua mais recente passagem pelo Ceará para participar de um comício de Evandro, em 11 de outubro.
O candidato do PL saiu à frente no 1º turno, disputado em 6 de outubro. Obteve 40,20% dos votos válidos. Evandro Leitão recebeu 34,33%.
O rapper carioca Xamã, que em 2022 declarou apoio ao então candidato à Presidência Lula, também se manifestou a favor do petista Evandro Leitão, mas evitou tecer críticas a Fernandes. “Dia 27 de outubro eu apoio o Evandro pra prefeito e a Gabriela vice. São pessoas que tem as mesmas ideias que minhas e com certeza vão trazer melhoria para geral daí”, disse o músico em vídeo publicado nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
APOIO DO PDT
Rompido com o PT desde 2022, o PDT lançou candidatura própria nesta eleição. O atual prefeito José Sarto (PDT) que buscava a reeleição, mas não teve forças para chegar ao 2º turno. Atingiu 11,40% dos votos válidos (164.402 votos) e ficou em 3º lugar.
Depois da derrota, Sarto, que disse esperar o apoio do PT em um eventual 2º turno, optou pela neutralidade. É a mesma atitude sugerida pelo presidente interino no PDT, o deputado federal André Figueiredo.
O líder partidário, no entanto, publicou na tarde desta 2ª feira (14.out.2024) um vídeo em suas redes sociais declarando apoio a Evandro.
Aliado do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), Figueiredo segue agora no sentido oposto da ala cirista da sigla, que declarou apoio a André Fernandes.
Um deles é o ex-prefeito da capital por 2 mandatos Roberto Cláudio (PDT), que disse que o PT é uma “fórmula que já deu errado” na região. Outros 7 vereadores do partido, incluindo o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Rolim, também se manifestaram favoráveis do candidato do PL.
O posicionamento foi repudiado pela Juventude Socialista, que declarou nas redes sociais que “trabalhista não vota em bolsonarista, trabalhista deixa Bolsonaro inelegível!”
Ciro se manifestou nos comentários da publicação dizendo que não será “puxadinho do PT”.
“O que de pior pode acontecer em Fortaleza é a premiação do maior esquema de corrupção da história do Ceará. […] Não sou nem serei puxadinho do PT nem shorts nem nunca!”, declarou.