Os investimentos chineses confirmados no Brasil somaram US$ 1,73 bilhão em 2023. Esse volume representa um aumento de 33% nos aportes do país asiático no 1º ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ante o último ano do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dados são do estudo “Investimentos chineses no Brasil”, elaborado pelo CEBC (Conselho Empresarial Brasil-China). Leia a íntegra (PDF – 2 MB).
Apesar do montante ter tido um salto de 1/3 frente ao ano anterior, a cifra foi a 2ª mais baixa desde 2009, ficando acima só de 2022 (US$ 1,3 bilhão). Ao todo, a China aportou recursos em 29 projetos no Brasil, queda de 9% ante 2022. Desde 2017, o número de empreendimentos chineses no Brasil tem um mantido patamar de 24 a 32.
O estudo diz que a desaceleração de investimentos chineses no país é motivado por redução no número de projetos mais intensivos em capital no Brasil. Também se soma a isso o fator cambial. Em 2010, quando os aportes chegaram ao recorde de US$ 13 bilhões, a paridade entre o dólar e o real era de 1,76.
Já de 2015 a 2017, quando os investimentos oscilaram de US$ 7 bilhões a US$ 8,8 bilhões, a taxa de câmbio média foi de R$ 3,33. De 2020 a 2023, a moeda brasileira acumulou uma depreciação, com o valor médio do dólar atingindo R$ 5,18.
Durante a apresentação do estudo, o professor de economia da UNB (Universidade de Brasília), Jorge Arbache, disse que uma intensificação da presença chinesa nas transações comerciais entre os países pode ser um fator que impulsione os investimentos asiáticos no país.
A área que recebeu mais investimentos chineses no Brasil em 2023 foi o elétrico. A China aportou uma cifra de US$ 668 milhões no setor. Essa aceleração na infraestrutura elétrica brasileira está associada à chegada da estatal chinesa State Grid no Brasil. A companhia já atuou na construção do linhão de transmissão da usina de Belo Monte e arrematou o principal lote do leilão de linhas de transmissão realizado em dezembro.
Outro setor que puxou os investimentos chineses foi a fabricação de automotores. O segmento captou US$ 568 milhões, 56% a mais do que em 2022. Com fatia de 33% e ganho de participação de 5 pontos percentuais em comparação com o ano anterior, o setor foi impulsionado pela continuidade dos aportes das montadoras GWM e da BYD para iniciarem a operação de suas fábricas no Brasil.
Mesmo com uma chegada mais tímida de aportes chineses em comparação com a última década, o Brasil ainda se manteve como um dos 10 países que mais receberam cifras do país asiático em 2023. Ficou na 9ª colocação, a frente da Bolívia no ranking.
Os países que mais receberam investimentos chineses foram: Indonésia, Hungria e República Democrática do Congo. O Peru ficou em 4º lugar, sendo o país sul-americano favorito dos chineses para receber capital.