A oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a decisão desta 6ª feira (30.ago.2024) do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de suspender as atividades da rede social X (antigo Twitter) no Brasil.
Congressistas, movimentos sociais e partidos de oposição declararam que a decisão de Moraes faz “censura” e que os valores de liberdade de expressão devem ser “irrestritos”. O senador Rogério Marinho (PL-RN) cobrou o impeachment do ministro em seu perfil no X, mencionando que há uma “ditadura do Judiciário”.
Leia abaixo algumas postagens acerca da suspensão do X no Brasil;
Bolsonaro X Globo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou em seu canal de transmissão do Telegram uma mensagem em que um usuário sinaliza que a TV Globo de foi favorável ao banimento do X no país. Bolsonaro e aliados acusam a Globo de apoiar o que chamaram de “ditadura” de Moraes.
Entenda
O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou na tarde desta 6ª feira (30.ago) a suspensão do X depois de descumprimento de decisão por parte da rede social, que não apresentou um representante legal no Brasil mesmo após ordem do ministro, na 4ª feira (28.ago).
O ministro diz que a suspensão está mantida até que todas as ordens judiciais sejam cumpridas, as multas devidamente pagas e seja indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional.
Leia mais:
- Moraes manda tirar X do ar no Brasil
- Anatel inicia processo de derrubada do X no Brasil
- Decisão de Moraes de suspender X vira meme nas redes
- Pacheco elogia Moraes e diz que ministro desempenha importante papel
- PCO entrará com liminar contra decisão de Moraes que suspende o X
- Estão fechando a fonte número 1 da verdade no Brasil, diz Musk