Grupo de Bolsonaro em SP se divide sobre candidaturas em Santos e Guarulhos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estão em lados opostos em disputas municipais em algumas cidades paulistas.

Santos e Guarulhos são as maiores cidades onde há divergência. Por isso, segundo apuração da CNN, o PL busca um “freio de arrumação” para tentar unir a direita nessas duas cidades.

Em Guarulhos, segunda maior cidade do estado, o grupo político de Bolsonaro está dividido. Segundo fontes, Tarcísio e Bolsonaro devem apoiar a candidatura do deputado estadual, líder do governo estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Jorge Wilson (Republicanos), conhecido como Xerife do Consumidor.

O PL de Valdemar Costa Neto, por outro lado, pretende lançar a candidatura do vereador Lucas Sanches (PL). Segundo relatos feitos à CNN, Bolsonaro e aliados pressionam a cúpula do partido para que o candidato apoiado na cidade seja o Xerife do Consumidor.

Pesquisas internas do PL, segundo apurou a CNN, mostram que, em Guarulhos, o vereador do PL estaria em crescimento e ganhando força política.

Por isso, o partido tenta convencer para que Lucas Sanches seja o candidato apoiado.

Valdemar Costa Neto também tem dito, segundo interlocutores, que empenhou sua palavra de que apoiaria o vereador.

Em Santos, Bolsonaro e Tarcísio divergem em torno da disputa municipal. Enquanto o governador apoia o atual prefeito, pré-candidato à reeleição, Rogério Santos (Republicanos), Bolsonaro e o PL apostam na deputada federal Rosana Valle (PL).

Segundo aliados do governador, essa divergência não deve ser solucionada, e Bolsonaro e Tarcísio estarão em lados opostos.

No entanto, o governador não deve ter participação ativa na campanha em Santos para evitar desgaste tanto no grupo político, quanto entre deputados estaduais de sua base na Assembleia Legislativa.

Fontes do PL relatam insatisfação com Tarcísio em uma terceira cidade paulista: Campos do Jordão. Isso porque, por lá, Tarcísio apoia o pré-candidato do Republicanos Caê.

Tarcísio chegou a gravar um vídeo declarando apoio, mas acabou incomodando o PL, que havia lançado, pouco tempo antes, o nome de Joaquina Santos (PL) – apoiada por Bolsonaro e Valdemar.

Fontes no PL apontam incoerência de Tarcísio ao apoiar Caê, por ter prometido “não entrar em bola dividida” contra o partido de Bolsonaro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Grupo de Bolsonaro em SP se divide sobre candidaturas em Santos e Guarulhos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.