O presidente da Argentina, Javier Milei, estará em Santa Catarina neste sábado (6). Ele vem a Balneário Camboriú participar da Cpac (Conferência Política de Ação Conservadora) Brasil, fórum conservador coordenado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
A participação de Milei na conferência foi confirmada pelo porta-voz presidencial, Manuel Adorni, ao jornal La Nacion, da Argentina.
Milei esteve na edição do fórum realizada em 2022 no Brasil. E, em fevereiro deste ano, compareceu à edição nos Estados Unidos, quando conversou nos corredores com o ex-presidente Donald Trump.
Milei não irá à Cúpula do Mercosul
A sua presença no fórum conservador se contrapõe com a ausência prevista na Cúpula do Mercosul no dia 8 de julho em Assunção, no Paraguai.
Milei não deverá se encontrar com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o que é visto como descortesia e até provocação diplomática, um chefe de Estado pisar em solo estrangeiro e ignorar o governante no poder.
Lula teria a possibilidade de vir a Santa Catarina, em sua primeira visita oficial ao Estado, no seu terceiro mandato, prevista para o sábado (6). Ele iria ao Porto de Itajaí, cidade vizinha a Balneário Camboriú, onde ocorrerá o fórum conservador.
Internamente, a cúpula do PT no estado avalia se o presidente Lula adiará sua vinda a Santa Catarina. Vale lembrar que a ideia é tê-lo também na inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, prevista para fim deste mês.