O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta 6ª feira (24.mai.2024) de evento em Araraquara, ao lado do prefeito Edinho Silva (PT-SP), a quem chamou de “melhor” prefeito do país. Edinho é o preferido do presidente para assumir o comando do PT (Partido dos Trabalhadores), no lugar da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).
“Araraquara tem um prefeito que, se você pegar os 5.700 prefeitos que tem nesse país, você não vai encontrar nenhum melhor do que o companheiro Edinho, nenhum mais qualificado, mais preparado”, declarou Lula durante cerimônia da assinatura da ordem de serviço para o início das obras de macrodrenagem e reurbanização de áreas afetadas por enchentes no município.
Edinho também foi exaltado pelos ministros do governo que estavam presentes na cerimônia. Ao elogiar o prefeito, a ministra Nísia Trindade se confundiu e o chamou de “presidente Edinho”.
Em seu discurso, Lula voltou a falar das vezes em que perdeu a disputa pela Presidência antes de conseguir ser eleito, em 2002. O petista mencionou também a trajetória do PT como um todo quanto às disputas pelo Palácio do Planalto, passando pelas derrotas até a sua chegada à Presidência, à eleição de Dilma Rousseff (PT), ao então candidato Fernando Haddad (PT) no 2º turno contra Jair Bolsonaro (PL) e, agora, ao seu 3º mandato como chefe do Executivo.
O canal do jornal digital Poder360 transmitiu ao vivo o evento.
Assista (1h37min):
ELEIÇÕES DO PT
Apesar de a eleição da executiva nacional do PT ser em novembro de 2025, Edinho termina o seu mandato como prefeito de Araraquara no fim do ano. Para acelerar a transição para Edinho, é possível que a atual presidente Gleisi Hoffmann assuma um cargo no governo ainda em 2024.
Edinho foi ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) durante o governo Dilma e o coordenador a campanha de Lula de volta ao Palácio do Planalto.
Além de ser o favorito de Lula, o prefeito também deve ser apoiado por Gleisi, por causa da proximidade da deputada com o chefe do Executivo.
No entanto, o Poder360 apurou que, além de Edinho, os nomes dos deputados Rui Falcão (PT-SP) e José Guimarães (PT-CE) também são ventilados para o comando do partido.