O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou nesta 6ª feira (17.jan.2025) um vídeo criticando o veto à ida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aos Estados Unidos para a posse do presidente eleito, Donald Trump (Republicano).
Na gravação feita em inglês, o congressista afirmou que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de não liberar o passaporte do ex-presidente é um ato político. O documento está retido desde fevereiro de 2024 devido à investigação sobre uma suposta tentativa de golpe.
“A proibição de Jair Bolsonaro à posse de Donald Trump não é apenas uma decisão injusta contra ele, mas também uma séria interferência do Judiciário na política brasileira”, declarou Eduardo.
Assista (3min31s):
Ele afirma ainda que o objetivo da proibição é favorecer o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e enfraquecer a oposição “de uma forma que é inaceitável em uma democracia”.
“Essa proibição não protege a aplicação da lei nem serve ao interesse público. Pelo contrário, expõe o uso do Poder Judiciário como uma ferramenta para sufocar oponentes políticos e silenciar aqueles que se atrevem a questionar o regime autoritário que está sendo criado no Brasil”, declarou.
O deputado disse que irá denunciar internacionalmente todas as decisões contra o seu pai.
“Vamos apelar desta decisão e denunciar cada ato de perseguição à comunidade internacional cada decisão arbitrária que impede o presidente Bolsonaro de atuar como líder da oposição”, afirmou.