Silvio Mendes (União Brasil) é eleito prefeito em Teresina

O candidato a prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), 75 anos, que governou a cidade de 2005 a 2010, foi eleito em 1º turno. Com 99,18% das urnas apuradas na cidade de Teresina, Mendes recebeu 52,27% dos votos válidos –atribuídos a um nome, excluindo-se brancos e nulos.

Fábio Novo (PT), deputado estadual pelo Piauí, ficou na 2ª colocação, com 43,17%. A 3ª posição ficou com o atual prefeito de Teresina e candidato à reeleição, Dr. Pessoa (PRD), com 2,21%, seguido de Professor Tonny (Novo), com 1,35%.

Leia abaixo como está o cenário em Teresina com 99,18% das urnas apuradas:

  • Silvio Mendes (União Brasil) – 52,27%
  • Fabio Novo (PT) – 43,17%
  • Dr. Pessoa (PRD) – 2,21%
  • Professor Tonny (Novo) – 1,35%
  • Francinaldo Leão (Psol) – 0,51%
  • Santiago Belizario (UP) – 0,19%
  • Geraldo Carvalho (PSTU) – 0,14%
  • Lourdes Melo (PCO) – 0,12%
  • Telsírio Alencar (Mobiliza) – 0,05%

ELEIÇÕES EM TERESINA

A disputa em Teresina foi acirrada entre Silvio Mendes e Fábio Novo. Pesquisa da Quaest, divulgada em 26 de agosto, 10 dias depois do início da campanha, apontava Mendes à frente.

Entretanto, outra pesquisa da Quaest, divulgada em 16 de setembro, mostrou que Mendes e Novo estavam tecnicamente empatados na corrida pela Prefeitura de Teresina. 

Houve também confusão entre 2 candidatos na corrida eleitoral. Em 8 de agosto, Dr. Pessoa deu uma cabeçada em Francinaldo Leão durante um debate realizado pela Band. O incidente aconteceu quando ambos estavam em pé, frente a frente.

Teresina tem 902.644 habitantes, segundo estimativa feita em 2024 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Eis os últimos prefeitos da cidade:

Silvio Mendes é apoiado pelo senador Ciro Nogueira, ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL) e presidente do PP. 

Bolsonaro não declarou apoio a nenhum candidato, mas o PL, seu partido, faz parte da coligação “Fazemos mais com o povo”, com os partidos PRD e Avante. 

O Poder360 apurou que, durante sua campanha, Mendes buscou se distanciar de Bolsonaro. Em entrevistas à imprensa, ele declarou que não desejava “nacionalizar” a disputa. O ex-presidente tem alta rejeição no Estado.

Fábio, do mesmo partido que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem o apoio do petista. Em 28 de setembro, o chefe do Executivo gravou os últimos vídeos de apoio a candidatos aliados nas eleições municipais de 2024. 

Entretanto, o presidente não participou de atos ao lado de Fábio. Lula disse que visitaria a cidade durante o 1º turno para apoiar o aliado em um evento de campanha. 

QUEM É SILVIO MENDES

Sílvio Mendes de Oliveira Filho nasceu em Campo Maior, no Piauí, em 31 de agosto de 1949. 

Formou-se em Medicina pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e especializou-se em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade de São Paulo. Atuou como médico do Ministério da Saúde e foi secretário de Saúde de Teresina por 12 anos.

Mendes foi eleito prefeito de Teresina pela 1ª vez em 2004. Governou de 2005 a 2008. Reeleito em 2008, ele deixou o cargo em 2010 para concorrer ao governo do Estado, mas não venceu a disputa. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.