O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), fez uma piada na 4ª feira (20.mar.2024) com o peso do colega Flávio Dino durante o julgamento de 3 ações que tratam da elaboração de um plano para combater as queimadas no Pantanal e na Amazônia.
Ao apresentar seu voto, Toffoli disse que era difícil decidir entre as sugestões apresentadas pelo relator André Mendonça e por Dino (leia abaixo). Falou que “todos os lados são certos”, mas que iria seguir Mendonça e, na sequência, fez piada com o peso de Dino: “As argumentações do ministro Flávio sempre com a experiência que ele tem da vida pública é muito grande. Só não é maior que ele, mas é muito grande”.
Assista ao momento da piada (43s):
Dino, que já falou que está em uma “dieta rigorosa” para perder peso, respondeu com bom humor: “Peço providências para o procurador-geral da República. Acho que há indícios de um crime de ação penal pública”.
No julgamento, os ministros se dividiram em duas vertentes em relação à regulamentação do Fundo Social do Pré-Sal para destinar recursos para a preservação do meio ambiente.
- Mendonça sugeriu a regulamentação do fundo; Alexandre de Moraes e Nunes Marques o acompanharam;
- Dino abriu uma divergência e afirmou que a função deveria ser atribuída ao Executivo e não ao Judiciário.
PIADAS COM PESO DE DINO
Dino é alvo de comentários por causa do seu peso desde que era governador do Maranhão.
Em janeiro de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) o chamou de “comunista gordo”. Em novembro de 2023, ele se referiu ao agora ministro do STF como “baleia”.
Os comentários não vêm só de adversários.
Em março de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsável por sua indicação para o STF, comentou sobre o peso de Dino durante evento no Planalto. Afirmou que “obesidade causa tanto mal quanto a fome” e que por isso Dino estaria “andando de bicicleta”.