O presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), Pedro Lupion (PP-PR), rebateu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cobrou um “salto de qualidade” no agronegócio.
Para o líder do setor, a agropecuária brasileira já deu e continua dando esse “salto” citado pelo presidente. Lupion afirmou que o setor é o mais tecnológico do mundo.
“O agro brasileiro bate recordes constantes justamente por ser o mais tecnológico do mundo. A produtividade cresce ano após ano porque estamos constantemente pesquisando e revisando nossas técnicas para melhorar nosso produto”, afirmou o congressista.
Lupion citou como exemplo o algodão produzido no país. Disse que é possível rastrear a origem de toda e qualquer roupa brasileira pode ser rastreada.
“Isso tudo é feito pelo setor sem ajuda do governo. Estamos sempre buscando mais tecnologia e ampliando o valor agregado da produção”, declarou o presidente da FPA.
O QUE DISSE LULA
Lula disse nesta 4ª feira (13.mar.2024) que o agronegócio brasileiro ainda precisa de um “salto de qualidade”. O presidente defendeu a exportação de commodities porque há tecnologia envolvida na produção e disse que o Brasil será “imbatível” no processo de transição energética pelo qual os países passam.
O chefe do Executivo participou da inauguração da 1ª nova fábrica de fertilizantes, em Serra do Salitre (MG), desde a implementação do Plano Nacional de Fertilizantes, lançado em março de 2022, ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL). O projeto é fruto de um investimento de US$ 1 bilhão da EuroChem, gigante mundial do setor de origem russa e sediada na Suíça.
Sobre a produção de fertilizantes no país, Lupion disse que é importante que o próprio governo não impeça a evolução do setor. Há grupos de ambientalistas que afirmam que produzir fertilizantes seria prejudicial ao meio ambiente.