As eleições municipais deste ano têm acirrado a disputa entre aliados do ex-presidente Jair Bolsnaro (PL) e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Os dois grupos duelam dentro do partido pela indicação de candidatos nas principais cidades do país.
De um lado, bolsonaristas defendem nomes alinhados ideologicamente, enquanto os chamados valdemaristas tendem a fazer escolhas mais pragmáticas, de acordo com a realidade local.
Na cidade de São Paulo, a discussão é pela indicação do vice do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tentará a reeleição.
Bolsonaro quer emplacar Ricardo Nascimento de Mello Araújo, coronel da reserva da Polícia Militar. O policial comandou a Rota e a Ceagesp, entre outubro de 2020 a janeiro de 2023.
Valdemar Costa Neto já disse que caberá ao ex-presidente a indicação do vice. Uma ala ligado ao dirigente, no entanto, defende adiar a escolha ao máximo para encontrar um nome com histórico para atrair votos.
“Gostaria muito que Bolsonaro escolhesse um vice assim como acertou Tarcísio e Marcos Pontes, o Astronauta”, disse Valdemar à CNN na semana passada.
Outro exemplo da disputa interna do PL está em Guarulhos, na grande São Paulo. Parte da legenda quer lançar o vereador Lucas Sanches (PL) como candidato. Mas a ala bolsonarista é contra por se tratar de um ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL). O grupo ficou contra a reeleição de Bolsonaro em 2022.
De acordo com integrantes do PL, a reação de Bolsonaro ao elogio de Valdemar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi apenas a uma ponta pública da insatisfação do ex-presidente com o dirigente.
Bolsonaro ficou absolutamente irritado com a declaração. Chegou a falar em “implosão” do partido.
Valdemar, no entanto, pediu que o ex-presidente assistisse o vídeo na íntegra, sem a edição que viralizou na internet.
Segundo apurou a CNN, a contrariedade de Bolsonaro permaneceu. Mas a conversa ajudou a, pelo menos, amenizar a situação.
Como mostrou o âncora Gustavo Uribe, após o atrito com Bolsonaro, Valdemar decidiu adotar uma espécie de quarentena de entrevistas à imprensa.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Eleições acirram disputa entre aliados de Bolsonaro e Valdemar no site CNN Brasil.