PT quer a cassação de Eduardo Bolsonaro e prepara dossiê para a Polícia Federal

PT pede cassação de Eduardo Bolsonaro e prepara dossiê para a Polícia Federal

PT pede cassação de Eduardo Bolsonaro e prepara dossiê para a Polícia Federal – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O PT (Partido dos Trabalhadores) anunciou que vai protocolar um pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A informação foi confirmada pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder da bancada, na segunda-feira (26).

Segundo Lindbergh, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro está cometendo crimes de obstrução de Justiça e atentando contra a soberania nacional. O petista afirma que Eduardo está articulando, nos Estados Unidos, um movimento de ataque ao STF (Supremo Tribunal Federal).

“Ele está espalhando mentiras de que há uma ditadura no Brasil. Não é uma questão contra o PT ou um lado político, é contra o STF e contra a democracia”, declarou Lindbergh. O deputado também acusa Eduardo Bolsonaro de tentar coagir ministros do Supremo.

Além do pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro, o PT está elaborando um dossiê sobre as ações do deputado, que será entregue à Polícia Federal (PF). De acordo com Lindbergh, há registros que mostram Eduardo conspirando com autoridades norte-americanas contra o STF.

Cassação de Eduardo Bolsonaro e inquérito aberto no STF

A movimentação do PT ocorre no mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao STF a abertura de um inquérito criminal contra Eduardo Bolsonaro. O pedido foi aceito pelo ministro Alexandre de Moraes, que determinou a investigação.

Moraes abre inquérito contra Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA – Foto: Marcelo Camargo/Lula Marques/ Agência Brasil

Segundo a PGR, Eduardo tenta obstruir investigações e atenta contra a soberania nacional. A acusação aponta que o deputado promove uma campanha de intimidação contra membros do STF, da PGR e da Polícia Federal, responsáveis por processos envolvendo bolsonaristas.

Em resposta, Eduardo Bolsonaro publicou nas redes sociais que a abertura do inquérito é uma “medida injusta e desesperada”. Ele também afirmou que a PGR age de forma política e justificou sua permanência nos Estados Unidos.

“No Brasil, há um Estado de exceção. A justiça depende do cliente, o processo depende da capa. Por isso, decidi ficar nos EUA, para defender as liberdades dos brasileiros, algo quase impossível de fazer no Brasil hoje”, escreveu.

A tramitação do pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro será feita pelo Conselho de Ética da Câmara, que analisará as denúncias e poderá determinar punições, inclusive a perda do mandato.

PT já havia pedido a cassação de Eduardo Bolsonaro

A petição do PT de cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro será anexada a outra ação do partido protocolada no dia 27 de fevereiro no mesmo colegiado da Câmara, por quebra de decoro parlamentar.

PGR pede inquérito contra Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil

Na ação de fevereiro, firmada pela então presidente do partido, Gleisi Hoffmann, o PT ressaltou que a conduta do filho do ex-presidente viola o Código de Ética e Decoro Parlamentar ao não respeitar deveres e obrigações a que estão submetidos todos os deputados, como o de “promover a defesa do interesse público e da soberania nacional” e de “abusar das prerrogativas constitucionais asseguradas aos membros do Congresso Nacional”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.