Malafaia defende candidatura de Michelle Bolsonaro em resposta a projeto de Temer

Michelle Bolsonaro

Presidente de PL Mulher, Michelle Bolsonaro – Foto: Foto: PL Mulher/Divulgação/ND

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro voltou ao centro das discussões sobre a sucessão presidencial de 2026 após declaração do pastor Silas Malafaia nas redes sociais. Em resposta ao ex-presidente Michel Temer, que defendeu uma candidatura única da direita, Malafaia afirmou que Temer “esqueceu” que Michelle lidera as pesquisas e concentra os votos dos bolsonaristas, do eleitorado evangélico e do público feminino conservador.

Malafaia defende candidatura de Michelle Bolsonaro em resposta a projeto de Temer – Foto: Instagram/Reprodução/NDA movimentação ocorre em meio à indefinição dentro do campo bolsonarista, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Bolsonaro ainda não anunciou um sucessor claro, o que mantém sua força política e influência sobre os possíveis pré-candidatos.

Michelle Bolsonaro já foi mencionada publicamente pelo próprio marido como possível nome para disputar o Planalto. À época, Bolsonaro afirmou que apoiaria a candidatura da esposa caso ficasse com a chefia da Casa Civil. Porém, em entrevistas posteriores, voltou a se colocar como única opção viável da direita, mesmo impedido judicialmente de disputar.

Michelle e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), são os que aparecem mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto. Tarcísio vem afirmando que pretende a reeleição estadual. Já ex-primeira-dama tem participado mais ativamente das manifestações convocadas por Jair Bolsonaro.

Michelle Bolsonaro e a terceira via unificada

A declaração de Malafaia foi publicada após entrevista de Temer ao programa Canal Livre, neste domingo (11). O ex-presidente revelou ter mantido conversas com governadores como Romeu Zema (Novo), Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Eduardo Leite (PSD), com o objetivo de articular uma “terceira via unificada” para 2026.

Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro

Tarcísio de Freitas vence todos os cenários ao governo de SP, segundo Paraná Pesquisas – Foto: Pablo Jacob/Governo SP

“Se saírem cinco candidatos de um lado e apenas um do outro, esse candidato único terá uma vantagem extraordinária”, declarou Temer, que negou ter pretensões de concorrer novamente à Presidência.

Temer assumiu a Presidência da República em 2016, após o impeachment da petista Dilma Rousseff, de quem era vice. Deixou o Planalto em 2018, com baixa popularidade e sem concorrer nas eleições daquele ano.

Agora, seu nome “viralizou” após ser citado em um post do consultor eleitoral Wilson Pedroso como possível candidato ao Planalto. Como mostrou a Coluna Estadão, a “brincadeira” do consultor acumulou mais de 2,8 milhões de visualizações, 121 mil curtidas e 46 mil compartilhamentos.

*Com informações de Estadão Conteúdo

 

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.