O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, usou as redes sociais neste sábado (10) para culpar a gestão de Jair Bolsonaro (PL) pelo que chamou de “desmantelamento da rede de proteção social” — numa referência às fraudes constatadas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“O desmonte do INSS e da Dataprev não foi acaso nem descuido: foi um projeto consciente que atingiu diretamente os mais pobres e vulneráveis: dinheiro tirado de idosos! Benefícios represados, atendimento precarizado, estruturas sucateadas”, escreveu.
Tudo isso, segundo o ministro, comprometeu o papel essencial do Estado. “O governo do presidente Lula está reconstruindo o INSS, combatendo as fraudes, investindo em tecnologia, servidores e atendimento digno”, completou.
Nesta semana, a AGU ingressou com ação na justiça pedindo o bloqueio de recursos de 12 associações e sindicatos que teriam participado do esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS. Também foram incluídos neste rol 14 empresas e pessoas físicas ligadas ao caso.
As empresas e seus sócios que figuram no novo pedido são acusados de serem intermediárias de pagamentos de vantagens indevidas a agentes públicos vinculados ao INSS e a outras pessoas físicas a elas relacionadas. Até o momento, estima-se que o repasse de valores indevidos a esses agentes públicos some R$ 23,8 milhões.
A CNN tenta contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministro da AGU culpa Bolsonaro por “desmantelamento” da Previdência no site CNN Brasil.