Após posse de Dino, Barroso fala em “recuperação da civilidade”

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Roberto Barroso, afirmou que o Brasil vive um momento de “recuperação da civilidade e da institucionalidade”, e defendeu a “pacificação” entre pessoas que têm opiniões divergentes. A declaração foi dada depois de ser questionado sobre o momento de chegada do novo ministro do Supremo, Flávio Dino, à Corte.

“Eu acho que o país vive um momento de recuperação da civilidade, da institucionalidade. Na vida, é preciso virar a página da história, mas não pode arrancar a página. A gente acaba tendo que passar pelo o que a gente tem que passar. Temos que trabalhar pela pacificação, pela união de pessoas que pensam diferente”, afirmou o ministro em fala a jornalistas depois da cerimônia.

O ex-ministro da Justiça foi empossado nesta 5ª feira (22.fev.2024), em cerimônia na sede da Suprema Corte, no mesmo dia em que uma série de depoimentos foram conduzidos pela PF (Polícia Federal) com investigados por suposta tentativa de golpe de Estado.

Dentre os investigados, estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ficou em silêncio, o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, e o x-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres.

Barroso ainda afirmou que “estamos caminhando” para um lugar de debate público de qualidade e de diálogo entre pessoas com opiniões divergentes.

“A democracia tem lugar para conservador, tem lugar para liberal, tem lugar para progressista, tem lugar para um debate público de qualidade, tem lugar para a divergência entre pessoas que colocam seus argumentos. É o tempo para o qual nós estamos caminhando, um tempo em que as divergências são resolvidas co debate”, disse o presidente do STF.

Barroso aproveitou o momento, depois da cerimônia de posse, para voltar a elogiar o novo colega, dizendo que Dino tem um perfil “bem-humorado” e é um “exemplo” de pessoa capaz de estabelecer este diálogo.

Veja fotos da cerimônia de posse do novo ministro:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.