O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue “clinicamente estável” e vai começar a tomar líquidos e comer gelatina após apresentar “movimentos intestinais espontâneos”, segundo o boletim médico divulgado nesta 2ª feira (28.abr.2025). Eis a íntegra (PDF – 203 kB).
Também apresentou uma melhora “progressiva” nos exames hepáticos, após a piora de 4 dias atrás. A pressão arterial também está controlada. Bolsonaro completa 17 dias de internação após passar por uma cirurgia no abdômen.
Ao mesmo tempo, segue com um quadro de gastroparesia (quando o estômago demora para esvaziar) e por isso mantém a nutrição parenteral (venosa) e segue sem previsão de alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital DF Star, em Brasília.
O ex-presidente continua com sessão de fisioterapia motora e com a orientação de ter visitas limitadas. Por ora, Bolsonaro só recebeu integrantes da família, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o pastor evangélico Silas Malafaia.
Eis o que diz o boletim médico:
“Brasília, 28 de abril de 2025 – O Hospital DF Star informa que o ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Continua estável clinicamente. Segue sem dor ou febre, pressão arterial controlada e com melhora progressiva dos exames laboratoriais do fígado. Apesar da gastroparesia (retardo do esvaziamento do estômago), há sinais de movimentos intestinais espontâneos. Hoje, iniciaremos a oferta oral de água, chá e gelatina. Mantém-se o suporte calórico e nutricional por via parenteral (endovenosa). Continua realizando a fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombosa venosa. Permanece com restrição de visitas e sem previsão de alta da UTI.
“Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica
“Dr. Leandro Echenique – Médico cardiologista
“Dr. Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior – coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do hospital DF Star
“Dr. Brasil Caiado – médico cardiologista
“Dr. Guilherme Meyer – Diretor médico do hospital DF Star
“Dr. Alisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star”.