PL de Bolsonaro ganha o dobro de filiados que PT de Lula desde 2022

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi o que mais ganhou filiados desde a eleição de 2022. São 137,3 mil eleitores a mais ligados à sigla, levando o total a 899,6 mil. Os dados são de março de 2025, os últimos disponíveis na Justiça Eleitoral.

O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vem em 5º lugar no ranking dos que mais ganharam filiados. Teve 60.345 eleitores a mais no período. Soma 1,7 milhão de filiados no total.

Depois do PL, os que mais cresceram em números absolutos desde a eleição foram: Republicanos (+ 72.679), Psol (+ 66.237) e PSD (+ 63.795).

Infográfico sobre a quantidade de filiados nos partidos e comparação com 2022

O que mais perdeu filiados foi o PRD, que teve sua criação aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em novembro de 2023 a partir de uma fusão entre PTB e Patriota. São 64.686 filiados a menor agora do que em 2022, na soma de filiados dos 2 partidos que agora não existem mais.

Isso ocorre porque nesse processo de transição é feita uma revisão de cadastros e às vezes muitos inscritos deixam de ser filiados (voluntariamente e involuntariamente).

Os números citados nesta reportagem são oficiais da Justiça Eleitoral. Divergem da conta que alguns partidos fazem por conta própria de seus filiados.

O PT, por exemplo, diz ter quase 3 milhões de registrados em sua base própria de filiados, mas muitos desses não estão confirmados pelo TSE.

MDB LIDERA EM FILIADOS

Partido histórico desde a época da ditadura, o MDB é hoje a sigla que mais tem filiados: 2,1 milhões. É seguido do PT, fundado em 1980, e que hoje conta com 1,7 milhão de filiados.

PRD (PTB + Patriota), PP, PSDB, PDT e União Brasil (DEM+PSL) são as outras legendas que contabilizam mais de 1 milhão de filiados cada uma. Leia no quadro abaixo todos os números:

O partido com o menor número de filiados é o PCO: 7.020, segundo os dados mais recentes do TSE.

Como citado mais acima, é normal que partidos mais antigos e que tiveram grandes mobilizações no passado tenham mais filiados. Isso porque é difícil verificar todos os cadastros e milhões estão no sistema há mais de 10 anos.

No caso de siglas que incorporaram outras ou em caso de fusão, as filiações são convertidas para o novo partido.

FILIADOS POR TEMPO

No PT, 77,5% dos filiados estão registrados no partido há mais de 10 anos. Esse percentual no PL é de 62,1%.

Quando se considera os eleitores totais filiados nos últimos 5 anos, percebe-se que os petistas registraram 280,6 mil inscritos a mais no período, ante 275,0 da sigla de Bolsonaro.

Em relação à idade dos filiados, o PT tem 64,4% abaixo dos 60 anos. No PL, a parcela nessa faixa etária é de 63,1%.

O sexo masculino predomina em ambas as legendas, mas é proporcionalmente maior no Partido Liberal (55,7% contra 52,8% dos petistas).

Infográfico sobre a quantidade de filiados nos partidos e comparação com 2022


As informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.