PGR diz que atuação da PF sobre o golpe inspirará séries na Netflix

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse neste sábado (12.abr. 2025) que o trabalho desenvolvido pela PF (Polícia Federal) ao investigar uma tentativa de golpe de Estado em 2022 inspirará cenas de séries da Netflix ou CSI”. Também disse que tem “a consciência tranquila” sobre a sua atuação como procurador no caso para defender o regime democrático. 

Durante o 1º dia da 11ª edição da Brazil Conference, em Cambridge (EUA), Gonet deu os parabéns ao diretor-geral Andrei Rodrigues, que também participou do evento. 

“A Polícia Federal teve um trabalho fantástico nessa tarefa toda. Eu já disse isso a Andrei e perante a corporação dele. Foi um trabalho realmente notável, em um curtíssimo espaço de tempo e com descobertas que, com certeza, vão poder inspirar cenas de séries de Netflix ou CSI”, afirmou.

Segundo Gonet, uma das grandes descobertas e também um dos “fatos mais graves”, se deu a partir de uma fotografia em que uma pessoa estava segurando uma carteira de motorista com o polegar voltado para a lente. Disse que, a partir da imagem desse polegar, a PF conseguiu descobrir quem era essa pessoa, o que “deflagrou toda uma fase de descobertas essenciais para que pudéssemos falar com mais consistência na existência do golpe”.

“Há certos momentos que as instituições mostram porque elas existem, para que elas foram concedidas e se elas estão realmente servindo aos interesses a que elas devem servir. A atuação da PGR nesses casos foi uma tentativa de resposta a essas indagações. O que eu posso dizer é que eu tenho a consciência tranquila de ter atuado da forma que me parecia mais exata dentro desses parâmetros, dentro desse modelo que a gente enxerga de atuação do MP como o órgão defensor do regime democrático”, declarou Gonet.

A OPERAÇÃO DA PF

A PF realizou em 19 de novembro de 2024 uma operação que mirou suspeitos de integrarem uma organização criminosa responsável por planejar, segundo as apurações, um golpe de Estado para impedir a posse do governo eleito nas Eleições de 2022.

Em 21 de novembro, os agentes indiciaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro da Defesa, general Braga Netto, o ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, e outras 34 pessoas por envolvimento na suposta tentativa de golpe de Estado (leia a íntegra). Hoje, Bolsonaro, Braga Netto e Cid são réus.

Segundo a corporação, o indiciamento reflete a existência de elementos suficientes para indicar a participação dos envolvidos em uma trama para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) naquele ano. Também investigou-se um plano de execução do presidente eleito, do seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e a prisão e execução do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

BRAZIL CONFERENCE

A Brazil Conference trata-se de uma reunião de autoridades, empresários e influencers brasileiros que viajam até Boston, nos Estados Unidos, para falar em Harvard, universidade que fica na cidade de Cambridge.

O evento é promovido anualmente desde 2015 por estudantes brasileiros da região de Boston, local conhecido por receber há décadas imigrantes ilegais latinos, sobretudo do Brasil.

Apesar de ser numa cidade norte-americana, a maioria dos painéis é com brasileiros falando em português no palco e plateia composta majoritariamente também por pessoas do Brasil, como se fosse numa conferência realizada em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.