O PL (Partido Liberal) realiza nesta 5ª feira (20.fev.2025) o “1º Seminário Nacional de Comunicação do Partido Liberal”. O evento, que se encerrará na 6ª feira (21.fev), conta com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, e outros líderes do partido.
O objetivo do evento, sediado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, é discutir estratégias do PL nas redes sociais. Representantes de big techs estarão presentes. Estão confirmadas pessoas ligadas ao X (ex-Twitter), Google e Kwai. O foco são as eleições de 2026.
No local do congresso, há banners com frases mostrando a união entre as big techs e o PL. “O Partido Liberal e as big techs unidos pela liberdade de expressão”, diz um dos banners. “As maiores big techs do mundo com o maior partido do Brasil”, afirma outro.
Há prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais e futuros candidatos do PL no evento, que buscam utilizar as redes sociais como ferramenta para alavancar suas campanhas de 2026. Métodos de impulsionamento do alcance dos futuros candidatos da sigla são um dos tópicos que serão abordados pelos representantes das empresas.
A aliança entre big techs não é novidade na política. Na campanha presidencial dos Estados Unidos de 2024, o presidente Donald Trump (Republicano) foi eleito com o apoio de donos de grandes redes sociais, como Mark Zuckerberg, dono do Instagram e Facebook, e Elon Musk, dono do X.
Durante sua fala de abertura do evento, Valdemar Costa Neto parabenizou o papel dos influenciadores digitais do partido.
Esta reportagem foi escrita pelo estagiário de jornalismo José Luis Costa sob supervisão da editora-assistente Katarina Moraes.