Lei da Ficha Limpa é “imbecilidade de esquerda”, diz Mario Frias

O deputado federal Mario Frias (PL-SP) afirmou no sábado (8.fev.2025) que a Lei da Ficha Limpa é uma “imbecilidade de esquerda” e é “comprada pela sociedade” sem qualquer reflexão. 

Essa conversa de que a Lei da Ficha Limpa é para impedir criminosos de se candidatar se esbarra na realidade de um ex-condenado como o [Luiz Inácio] Lula [da Silva] presidente e de um [Jair] Bolsonaro podendo ficar inelegível, pela ridícula acusação de golpe de Estado”, disse o ex-secretário especial de Cultura em sua conta no X.

A publicação de Frias acabou ganhando uma nota da comunidade (recurso do X em que outros usuários podem complementar as informações do post original). 

Os internautas afirmaram que a lei não é de direita ou de esquerda e que ela surgiu a partir de uma iniciativa popular. Também explicaram que Lula pôde concorrer em 2022 depois de ter ss condenações pelos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula anuladas. Já Bolsonaro está inelegível até 2030 por abuso de poder.

A Lei da Ficha Limpa se tornou alvo de críticas da direita nos últimos dias por impedir que Bolsonaro possa concorrer em 2026. Para tentar reverter a situação, deputados bolsonaristas apresentaram 2 projetos de lei que buscam reduzir o tempo de inelegibilidade e manter os direitos políticos de quem não foi condenado em última instância.

 


Leia mais:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.