Grupo da OEA virá ao Brasil para avaliar liberdade de expressão

Um grupo da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), braço da OEA (Organização dos Estados Americanos), anunciou na 5ª feira (30.jan.2025) que fará a 1ª visita oficial ao Brasil, de 9 a 14 de fevereiro de 2025, para avaliar a liberdade de expressão no país. 

A visita da Rele (Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão) se dá em um contexto em que o tema é alvo de debates impulsionado por críticas de políticos de direita a instituições, como o STF (Supremo Tribunal Federal), e por acusações de censura, que criticam decisões e, em especial, do ministro Alexandre de Moraes, afirmando que essas medidas violam a liberdade de expressão.

Um caso que ganhou destaque internacional foi a suspensão da rede social X (ex-Twitter) no Brasil, em agosto, depois que a plataforma não atendeu às exigências do STF. 

A situação escalou com críticas de Elon Musk, proprietário da rede, e resultou na aplicação de multas e na posterior reativação do serviço.

A delegação da Rele pretende visitar Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo para dialogar com diferentes representantes da sociedade, incluindo autoridades dos Três Poderes, do Ministério Público, de organizações de direitos humanos, representantes de plataformas digitais, a imprensa e a academia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.