Dúvida sobre Bolsonaro posterga trabalhos da direita, diz Zema

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que a indefinição sobre uma possível candidatura de Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, nas eleições de 2026 “posterga um trabalho que já poderia estar acontecendo”. Segundo ele, a direita tem “ótimos” nomes.

Tenho feito reuniões regulares com governadores de direita. O grupo está de acordo que, caso Bolsonaro tenha condição de disputar, ele é o candidato mais viável. Caso não tenha, tentaremos encontrar outro nome. Eu posso, sim, ser considerado viável e ser escolhido”, declarou em entrevista ao jornal O Globo publicada neste domingo (19.jan.2025).

Zema falou sobre outros nomes cotados para ser o candidato da direita à Presidência em 2026, como os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e do Paraná, Ratinho Jr. (PSD). 

Tarcísio teria, na minha opinião, toda a condição, mas tem dito que quer ser candidato à reeleição. Me dou muito bem com Caiado e Ratinho. Da mesma maneira que eu, estão concluindo seu 2º mandato, são bem avaliados e representam bem a direita. São ótimos nomes”, declarou.

Sobre ser vice em alguma chapa, o governador disse: “Pela minha experiência, sempre fui executor. Não tenho perfil de Parlamento, para deputado ou senador. Para estar no Executivo, tenho. Se for para ser alguém atuante, quero. Agora, para ter cargo simbólico, eu deixo para outro, não me interessa. Para ser rainha da Inglaterra, tem gente de sobra querendo”. 

Perguntado sobre o fato de Bolsonaro ter sido indiciado por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, Zema afirmou ser “favorável” a toda investigação. 

Se há suspeita, que seja investigado. Quem não deve, não teme. Sou favorável à democracia, nunca apoiaria nenhum golpe e se alguém fez algo errado, que se explique”, disse. “Não tive acesso aos autos, mas se houver indícios fortes, que seja investigado”, declarou. 


Leia mais: 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.