Não há como negar os indícios de uma tentativa de golpe, diz especialista ao WW

O advogado criminalista e professor da FGV, Celso Vilardi, comentou sobre a investigação que atribui um plano de golpe de Estado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que “não há como negar os indícios absolutamente claros a respeito de uma tentativa de golpe de estado”.

Durante sua participação no programa WW desta terça-feira (26), Vilardi analisou o relatório da Polícia Federal que aponta Bolsonaro como planejador e atuante direto na tentativa de golpe.

O especialista ressaltou que, na fase atual do processo, os indícios são suficientes para sustentar tal afirmação.

Evidências consistentes

Vilardi destacou a existência de “depoimentos consistentes” e elogiou o trabalho da Polícia Federal como “bem feito”. Entre as evidências mencionadas, o advogado citou a confirmação de um general sobre a existência do golpe, mensagens interceptadas, execução de planos e até o monitoramento de um ministro do Supremo Tribunal Federal.

O criminalista também mencionou a descoberta de um plano no Palácio do Planalto, reforçando a solidez das evidências encontradas pela investigação.

Processo legal em andamento

Apesar da robustez dos indícios, Vilardi fez questão de esclarecer que o processo continua em fase inicial. “Não podemos esquecer que nós não estamos na fase de condenação”, explicou.

Ele detalhou que a condenação só ocorre após a instrução processual, enquanto a denúncia é uma proposta de condenação baseada nos indícios de autoria e materialidade.

O especialista concluiu ressaltando que, após a apresentação da denúncia, haverá a defesa, o processo penal, a instrução processual e, finalmente, a sentença, que “exige certeza para a condenação”.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Não há como negar os indícios de uma tentativa de golpe, diz especialista ao WW no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.