Eduardo Siqueira Campos é eleito prefeito de Palmas no 2º turno

Com 96,66% das urnas apuradas neste domingo (27.out.2024), o ex-deputado federal Eduardo Siqueira Campos (Podemos), 65 anos, foi eleito prefeito de Palmas, capital do Tocantins. Ele teve 52,99% dos votos válidos (votos atribuídos a um candidato, excluindo-se brancos e nulos). Seu vice-prefeito será o pastor Carlos Velozo (Agir).

Filho do 1º governador do Estado, Siqueira Campos (1928-2023), Eduardo disputou o 2º turno contra a deputada estadual Janad Valcari (PL), que recebeu 47,01% dos votos válidos. Acompanhe a apuração em tempo real na ferramenta do Poder360.

ELEIÇÕES EM PALMAS

Desde agosto, Valcari apareceu em 1º lugar para a Prefeitura de Palmas nas pesquisas eleitorais, seguida por Eduardo Siqueira Campos.

Ela tinha o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos).

Em levantamento da empresa Paraná Pesquisas divulgado em 29 de agosto, Eduardo teve 26,5% das intenções de votos contra 40,4% de Valcari. No início de setembro, o ex-deputado aparecia com 23% das intenções, segundo pesquisa realizada pela Quaest.

Em 26 de setembro, outro levantamento da Paraná Pesquisas mostrou uma alta de Eduardo, que registrou 27,7% das intenções.

A pedido do Poder360, o Google analisou as buscas na plataforma pelos 5 candidatos mais bem colocados nas capitais brasileiras pelas principais pesquisas eleitorais. Em Palmas, Eduardo apareceu em 1º lugar, concentrando 91,7% das pesquisas feitas na plataforma.

No 1º turno, Valcari teve 39,22% dos votos válidos, Eduardo registrou 32,42%, enquanto o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado estadual Júnior Geo (PSDB), ficou de fora da disputa no 2º turno.

A disputa ficou mais acirrada na 2ª fase das eleições, com Eduardo e Valcari em um embate direto. Levantamento divulgado pela Paraná Pesquisas na 5ª feira (24.out) mostrava um cenário de empate técnico: Valcari com 46,6% das intenções, e Eduardo com 46%.

QUEM É EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS

Eduardo Siqueira Campos é filho de José Wilson Siqueira Campos (1928-2023), que foi o 1º governador do Tocantins e um dos responsáveis pela construção de Palmas.

Autodeclarado branco, Campos nasceu em Campinas, em São Paulo, é professor e funcionário público, segundo os dados da plataforma Divulgacand, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Eleito prefeito no 2º turno das eleições de 2024, também já foi senador, deputado federal e estadual pelo Tocantins.

Em 1992, votou a favor do impeachment do então presidente Fernando Collor. No mesmo ano, foi eleito o 2º prefeito da capital tocantinense, fundada em 1989.

O prefeito eleito tem como proposta para o seu governo preparar a capital tocantinense para o aumento da população que, segundo ele, deve chegar a 500 mil habitantes “em breve”. Campos também promete um avanço em políticas de inclusão e de “justiça orçamentária”, em uma tentativa de assegurar que os cidadãos que morem nas regiões mais afetadas tenham os mesmos serviços que aqueles que moram no plano diretor.

Eis a íntegra do plano de governo de Eduardo Siqueira Campos (PDF – 899 kB).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.