Acabou a novela: a ex-prefeita e candidata a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PL), recebeu o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa eleitoral no município que tem o quarto maior colégio eleitoral do Estado.
São José não foi incluída entre as sete cidades que tiveram a passagem do ex-presidente em eventos de apoio a candidatos do PL, mas o encontro entre ambos foi promovido pelo governador Jorginho Mello (PL) na manhã de sexta-feira, em Balneário Camboriú.
Com direito a abraços e sorrisos, registrados em fotos, Jair Bolsonaro e Adeliana alinharam a posição que resultou em um vídeo curto com Jorginho Mello, com a declaração de apoio.
Apoio de Jair Bolsonaro virou tema da eleição em São José
Desde que foi escolhida pelo governador Jorginho Mello para ser a candidata do PL em São José, a ex-prefeita Adeliana Dal Pont é confrontada pelo atual prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), candidato à reeleição, por temas ligados à agenda conservadora. A disputa pelo eleitor bolsonarista marca a disputa deste ano em São José.
A divulgação de vídeos antigos em que Adeliana, quando prefeita, criticou a gestão do então presidente na pandemia do Covid-19, gerou desconforto. Adeliana não gravou vídeos com Bolsonaro em evento promovido em março, em São José, quando dezenas de candidatos do PL fizeram registros com ex-presidente.
Enquanto isso, Orvino avançou em pautas ligadas ao conservadorismo, como a distribuição de armamento pesado à Guarda Municipal, e o apoio de Silvinei Vasquez, que comandou a Polícia Rodoviária Federal no governo Bolsonaro e chegou a ser preso por supostos bloqueios de rodovias no segundo turno das eleições de 2022.
Adeliana, por sua vez, aproximou-se de mandatários do PL, como a deputada federal Caroline de Toni (PL) e a deputada estadual Ana Campagnollo (PL), ambas mais votadas nas eleições de 2022. Também costurou um acordo, através de Bruno Mello, filho de Jorginho, com a deputada federal Júlia Zanatta (PL), que inicialmente flertou com a candidatura de Orvino.
A passagem de Jair Bolsonaro por Santa Catarina
Entre quinta e sábado, Jair Bolsonaro passou três dias em Santa Catarina em eventos para alavancar candidaturas do PL. Ele realizou comícios em Balneário Camboriú e em Criciúma, onde o partido tem as candidaturas de Peeter Grando e Ricardo Guidi, respectivamente.
Além dos eventos, Bolsonaro também participou de eventos improvisados que ampliaram a agenda política. No caminho entre o Aeroporto de Navegantes e Balneário Camboriú, ele participou de uma carreata em apoio a Robison Coelho (PL). Na sexta, na viagem para o Sul do Estado, paradas em postos de gasolina às margens da BR-101 garantiram eventos em Itapema (do candidato Alexandre Xepa), Palhoça (Eduardo Freccia) e Tubarão (Estener Soratto).