O roteiro de comícios imaginado pelo governador Jorginho Mello (PL) para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais em Santa Catarina previa eventos regionalizados e presença em pelo menos seis cidades. O giro do ex-presidente e maior cabo eleitoral do Estado, no entanto, deve ser mais restrito do que planejou o PL catarinense e bem aquém da expectativa dos candidatos do partido.
Na última rodada de negociações, quatro cidades lista original sugerida ao ex-presidente permaneceram: Balneário Camboriú, Itajaí, Tubarão e Criciúma. Estão fora os maiores colégios eleitorais do Estado: Joinville, Florianópolis, Blumenau e São José.
As cidades que Bolsonaro não confirmou presença
A capital já estava descartada de largada, pela ausência de candidato do PL na cabeça-de-chapa – o partido apoia a reeleição de Topázio Neto (PSD). O partido chegou a planejar um comício regional em São José, onde tem Adeliana Dal Pont (PL) como candidata, mas a ideia não foi apresentada a Bolsonaro.
No roteiro levado ao ex-presidente, além das quatro cidades confirmadas, estavam Joinville, Jaraguá do Sul – descartadas em conversa na última segunda-feira – e Blumenau, que teria saído ontem da lista. Nestas cidades, o PL tem Sargento Lima, Edson Junkes e Delegado Egídio, respectivamente, como candidatos.
Em Blumenau, a expectativa é pela presença de Bolsonaro em evento em apoio a Delegado Egídio e candidatos a prefeito do Vale do Itajaí no dia 20 de setembro.
O roteiro de Bolsonaro em Santa Catarina
No roteiro confirmado até agora, Bolsonaro chega a Santa Catarina dia 19, pousando em Navegantes. No mesmo dia, realiza os comícios de Balneário Camboriú e Itajaí. No dia seguinte, partiria para o Sul do Estado, onde participaria dos eventos de Tubarão e Criciúma. Deixaria o Estado dia 21, pelo aeroporto de Jaguaruna.
Em Balneário Camboriú, o PL lançou a candidatura de Peeter Grando, enquanto em Itajaí o nome do partido é Robison Coelho. Em Tubarão, o deputado estadual Estener Soratto (PL) disputa a prefeitura e o deputado federal Ricardo Guidi (PL) é o candidato em Criciúma.