O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou nesta 3ª feira (6.ago.2024) a criticar, de forma indireta, o dono da SpaceX, Elon Musk. Segundo o petista, os “devaneios de bilionários” que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra não substituem “a ação e a orientação do Estado”.
“Para que o benefício do desenvolvimento espacial seja compartilhado por todos, é imprescindível que sejam fomentados em um marco sólido de políticas públicas. Os devaneios de bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra não substituem a ação e a orientação do Estado”, declarou.
Assista (1min25s):
A declaração do chefe do Executivo brasileiro foi dada em cerimônia do lançamento da pedra fundamental do CEN (Centro Espacial Nacional do Chile), em Santiago (Chile). Os governos dos 2 países assinaram um acordo de cooperação para atividades espaciais.
“Os memorandos de entendimento assinado por nossos ministros vão nos permitir explorar as iniciativas conjuntas no setor espacial em outras áreas de ponta”, disse o presidente.
Ainda em tom de crítica e sem citar nominalmente seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula disse que, nos últimos anos, o setor espacial brasileiro sofreu com a negligência governamental e com a falta de investimentos na área.
“Agora, retomamos o investimento por meio de encomendas tecnológicas no valor de R$ 300 milhões. Vamos fortalecer a indústria espacial e gerar os empregos e rendas necessárias”, declarou.
Em discurso, o presidente do Chile, Gabriel Boric (Convergência Social, esquerda), endossou a fala do petista e disse que o espaço não é para milionários que podem pagar para ver a Terra de cima.
“O espaço tem que ser um lugar de todos, para que todos habitam a Terra possam ser beneficiados”, afirmou.
Assista à íntegra da fala de Lula (4min46s):
CRÍTICAS A MUSK
Na 6ª feira (2.ago), Lula chamou Elon Musk de “babaca”, mas sem o citar nominalmente.
“Vamos cobrar do mundo rico que mandem o crédito de carbono para nós, porque somos nós que temos floresta para preservar. Eles já queimaram a deles, então, ajudem o que estamos fazendo, sequestrando carbono, para o mundo ficar melhor. Tem gente que, em vez de ajudar, está fazendo foguete para procurar um lugar para morar. Não tem, babaca, é aqui na Terra”, disse, em referência indireta à companhia de exploração espacial do bilionário.
Em junho, ao defender a taxação dos super-ricos em discurso durante a 112ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra (Suíça), o presidente afirmou que existem bilionários com programas espaciais próprios que querem sair do planeta para não ficar no mesmo local que os trabalhadores.
A repórter Mariana Haubert viajou a Santiago (Chile) a convite da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).