Toda visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Santa Catarina é um chamariz para pré-candidatos a prefeito do PL no Estado. O CPAC Brasil, congresso conservador que movimentou Balneário Camboriú no final de semana teve essa tônica, mas foi além.
Com as presenças de Bolsonaro e do presidente argentino Javier Milei, o evento entrelaçou de vez os destinos do PL do governador Jorginho Mello e o bolsonarismo, de olho nas eleições municipais. No entanto, lideranças e pré-candidatos de outros partidos também tentaram tirar lascas da popularidade do ex-presidente em Santa Catarina.
Do lado do PL, dois nomes conseguiram capitalizar com mais força a presença de Bolsonaro no Estado. Pré-candidato em Balneário Camboriú, o radialista Peeter Grando não descolou do prefeito e cabo-eleitoral Fabrício Oliveira e do ex-presidente. Pré-candidato em Blumenau, o deputado estadual Egídio Ferrari também aproveitou o evento e a presença de Bolsonaro para selar o novo momento no PL e ao lado do prefeito Mário Hildebrandt.
O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Criciúma, Ricardo Guidi, também marcou presença no CPAC Brasil e registrou o encontro com Bolsonaro. Curiosamente, o PL não conseguiu blindar os adversários do PSD criciumense de tirarem uma lasca da festa.
PSD também aparece no CPAC Brasil
O prefeito Clésio Salvaro (PSD) e seu pré-candidato Vaguinho Espíndola (PSD) conseguiram um lugar no jantar oferecido para Bolsonaro e 100 convidados, parte da programação do evento, ao custo de R$ 5 mil. Não conseguiram registros com o ex-presidente, mas gravaram vídeo com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), um dos organizadores do evento.
Outro “penetra” foi o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), que tem buscado disputar o eleitorado bolsonarista com a ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL), escolhida pelo governador Jorginho Mello (PL) para a disputa. Ela sofre resistências do grupo mais radical do bolsonarismo por ter feito críticas à condução do governo federal na pandemia do covid-19 quando era prefeita.
Orvino também fez parte do jantar seleto e ganhou um vídeo com Eduardo Bolsonaro. Sem vídeo, mas com jantar, o PSD também emplacou Leonel Pavan e Juliana Pavan, pré-candidatos às prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú.