Bolsonaro diz desconhecer nova joia saudita descoberta pela PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta 4ª feira (12.jun.2024) desconhecer a existência da joia saudita recém identificada pela PF (Polícia Federal), que, segundo as investigações, foi negociada por interlocutores do ex-chefe do Executivo.

Desconheço essa nova joia. Não sei nem o que é. Se teve algo nesse sentido (negociação), sequer chegou ao meu conhecimento. Sobre essa questão de presentes recebidos, havia muitas pessoas. Algumas informações me chegavam muito depois. E, por vezes, nem chegavam até mim”, declarou ao portal Metropoles.

Segundo o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, a peça foi descoberta em abril durante diligências junto ao FBI. O achado “robustece” a investigação, que a PF espera concluir nos próximos meses. Apesar disso, o delegado disse não saber o paradeiro da joia.

As joias foram dadas como presente por governos estrangeiros para Bolsonaro enquanto ele estava no Palácio do Planalto. Depois, foram vendidas a joalherias nos EUA por aliados do ex-presidente. Um relógio da marca de luxo Rolex avaliado em US$ 68.000, por exemplo, foi recomprado por Frederick Wassef, advogado de Bolsonaro, depois das investigações sobre o caso.

ENTENDA

Em 11 agosto de 2023, a PF divulgou um relatório que mostra um suposto esquema de venda de presentes oficiais recebidos por Bolsonaro.

O ex-ajudante de ordens do então presidente da República, tenente-coronel Mauro Cid, teria realizado a negociação. Em 4 de abril de 2023, o kit de joias completo foi entregue à Caixa Econômica Federal. Leia mais sobre os kits aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.