O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta 2ª feira (10.jun.2024) que os EUA e o Brasil serão os próximos a integrar a “corrente do bem” da direita. A fala se dá depois do resultado das eleições para o Parlamento Europeu, finalizadas no domingo (9.jun).
Com a nova composição, os deputados de direita e centro-direita serão 395 do total de 720, domínio de 54,9%. É um dos resultados mais expressivos do grupo desde a fundação da União Europeia.
“A Europa se cansou da esquerda, de países sem fronteiras, da agenda 2030, ESG, descarbonização, ideologia de gênero, libertinagens”, disse Bolsonaro em seu perfil no X (ex-Twitter). Segundo ele, os “valores da família”, respeito à propriedade privada, legítimo direito à defesa e liberdade de expressão “falaram mais alto no momento certo”.
Bolsonaro está fora das disputas de 2024, 2026 e 2028. Ele foi declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 30 de junho de 2023, pouco mais de 6 meses depois de deixar o cargo, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.