Senado aprova PL do Mover; taxação das “comprinhas” ainda será votada

O Senado aprovou nesta 4ª feira (5.jun.2024) o texto-base do PL (projeto de lei) do Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação), ​​que incentiva a descarbonização da indústria automotiva no Brasil. O projeto foi aprovado por 67 votos a favor e nenhum contrário

Os senadores ainda vão votar um destaque com a inclusão do jabuti (trecho sem relação com a proposta original) que determina a taxação das “comprinhas” estrangeiras, com cobrança de 20% de imposto sobre as importações de até US$ 50. 

O relator do PL do Mover, Rodrigo Cunha (Podemos-AL), e a oposição querem votação nominal no destaque que determina a inclusão da taxação das compras.

Mais cedo, Cunha disse ao Poder360 que tinha mais chance de vetar o jabuti com a votação nominal. Isso porque a medida é considerada impopular, e os congressistas não pretendem associar seus nomes à nova tributação em um ano eleitoral.

O governo deseja que seja realizada votação simbólica, na qual o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), só anuncia o placar, sem que sejam expostos os nomes dos senadores que votaram.


Esta reportagem receberá mais informações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.