Brasileiros se manifestam em Londres contra ministros do STF

Um grupo de brasileiros realizou nesta 6ª feira (26.abr.2024) uma manifestação em frente ao hotel de luxo The Peninsula, Londres, na Inglaterra, contra a “censura” no Brasil. O local sedia o 1º Fórum Jurídico Brasil de Ideias. A programação conta com painéis de 3 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal): Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Também participam ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e congressistas. 

O grupo usava bandeiras do Brasil e exibia cartazes agradecendo ao dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, e ao jornalista português Sérgio Tavares, detido no aeroporto ao tentar cobrir o ato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo. Também pedia o impeachment de Moraes. Um homem com um megafone discursou pedindo “liberdade de expressão”.

Assista:

MUSK X MORAES

O dono do X tem feito críticas ao ministro do STF desde a divulgação da reportagem sobre o Twitter Files Brazil, de Michael Shellenberger, na 4ª feira (3.abr). Segundo o jornalista norte-americano, o ministro tem “liderado um caso de ampla repressão da liberdade de expressão no Brasil”. Leia mais nesta reportagem.

Os comentários críticos escalaram o tom e Musk chamou o ministro de “tirano”, “totalitário” e “draconiano”, dizendo que ele deveria “renunciar ou sofrer um impeachment”.

Em resposta, Moraes determinou no domingo a inclusão do dono do X como investigado no inquérito das milícias digitais, protocolado em julho de 2021 e que investiga grupos por condutas contra a democracia.

Também abriu um novo inquérito para apurar a conduta do empresário. O magistrado quer que se investigue o crime de obstrução à Justiça, “inclusive em organização criminosa e em incitação ao crime”.


Leia mais:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.