O ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para domingo (21.fev.2024) na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, terá a presença de ao menos 3 governadores, 9 senadores (11% do Senado) e 47 deputados federais (9% da Câmara), segundo levantamento do Poder360.
Bolsonaro pretende mostrar força política por meio de nova manifestação popular, como fez na av. Paulista, em São Paulo, em 25 de fevereiro. Desta vez, o ex-presidente contará com o mesmo número de governadores, mas deve perder apoio na Câmara e no Senado.
Naquela ocasião, 3 governadores compareceram: Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás.
Desta vez, Caiado não está confirmado, mas o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), deve prestigiar a manifestação no seu Estado.
Entretanto, no Congresso a configuração é outra. A manifestação no Rio de Janeiro deve levar metade dos deputados federais que compareceram à av. Paulista. Foram 92 congressistas da Casa Baixa (18%) para São Paulo. A expectativa é de que também haja baixa no número de senadores. Há 2 meses, 11 representantes da Casa Alta prestigiaram o ex-presidente (13% do total), enquanto desta vez a expectativa é de que 9 compareçam.
Leia abaixo a lista de deputados federais que devem ir ao ato na Praia de Copacabana com apoiadores de Bolsonaro (clique no campo busca para pesquisar os nomes):
Leia abaixo a lista de senadores que devem estar presentes:
Além dos governadores, senadores e deputados, a manifestação deve ter a presença da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP). O Pastor Silas Malafaia, que mantém o papel de organizador do evento assim como no de Sa7o Paulo, e Fabio Wajngarten, advogado de Bolsonaro, são outras figuras públicas que estarão no Rio de Janeiro no domingo (21.abr)